Depois do role banho quente ou frio?

Texto interessante sobre os benefícios do banho quente e frio:

Por Fausto Fagioli Fonseca


A hidroterapia, tratamento medicinal que utiliza a água como principal ferramenta, começou a ser empregada em atletas de alto nível em Cuba. Atualmente, cada vez mais corredores – profissionais e amadores – usufruem desta técnica como meio de recuperação e relaxamento após provas e treinos duros.

Uma dúvida recorrente entre os praticantes do esporte é como fazer este tipo de aplicação, e qual a melhor escolha, os banhos quentes ou os frios. Cláudio Cazarini Júnior, fisioterapeuta do Vita, em São Paulo, explica o que escolher após o exercício físico:

“Logo depois das provas o mais indicado é a aplicação de temperaturas frias nos membros mais desgastados. A utilização de água gelada, por volta de 7ºC e 9ºC, traz alguns benefícios e ajuda a evitar algumas lesões musculares”, diz Cazarini, que completa: “É importante que o membro inteiro seja atingido pela água, para que o efeito seja completo”.

Os benefícios
Entre os benefícios gerados pelo banho frio está a ação antiinflamatória da água gelada, como explica o mestre em fisiologia do exercício Paulo Correia, fisiologista da Unifesp.

“A temperatura baixa gera a chamada vasoconstrição, que aumenta a pressão nos vasos, aumentando também a circulação de oxigênio. Isso cria um efeito analgésico, que lembra até uma massagem”, diz Correia, que ressalta: “O corredor, porém, deve tomar cuidado para não deixar a imersão passar de dez minutos, pois pode até sofrer lesões”.

A recuperação pós-provas se faz também mais rápida com os banhos frios. “As temperaturas baixas ajudam na reabilitação de algumas microlesões geradas pela corrida, além de eliminar substâncias tóxicas do nosso corpo”, completa Cazarini.

Banhos quentes
Diferentemente dos banhos frios, que têm como função prevenir lesões e a recuperação pós-treinos, os banhos quentes são específicos para os corredores que já sofrem de alguma contusão, como fala o médico do Vita.

“A hidroterapia com água quente é mais focada para atletas que já sofrem de quadros crônicos, como fasciíte plantar e lesões musculares”, diz o fisioterapeuta, que exemplifica: “Vamos supor que um corredor que sofra de lombalgia participe uma prova. Quando terminar, o ideal é que faça aplicação de água quente, que ajuda a diminuir as dores”.

Para Correia, o maior benefício da aplicação de temperaturas altas à base de água está no efeito gerado por ela. “O calor tem ação relaxante quando aplicado nas áreas mais desgastadas, e é importante que seja utilizado após a água fria, para baixar a temperatura periférica”.

Por que é bom

:: Banho frio:
- Recuperação muscular
- Ação antiinflamatória
- Remoção mais rápida do ácido láctico e do cálcio do corpo
- Relaxamento e bem-estar

:: Banho quente:
- Aumento da circulação periférica
- Relaxamento muscular
- Capacidade viscoelástica
- Diminuição dos espasmos

Fonte: 02porminuto

Nenhum comentário: