Underground Download´s

Esse post é uma dica pra downloads disponibilizados no blog que o Gil edita (http://gilsk8.blogspot.com/), lá vc pode encontrar vídeos de skate feminino pra baxar, como:

Villa Villa Cola


e o

AKA
Girl Skater



,além de vários sons libertários, entre eles destaco bandas femininas do Brasil, como Kaos Klitoriano, que são conhecidas como Riot Grrrls. Pra quem não sabe, basicamente riot grrrl é um movimento de mulheres que adentraram no mundo machista do hardcore buscando igualdade e respeito. Essas garotas se juntaram pra fortalecer a mulher na cena musical e para difundir ideais libertários de feminismo. qualquer garota que anda de skate sabe como é duro adentrar num mundo predominantemente machista, acho que o movimento riot grrrl tem tudo a ver com o skate feminino e se as skaters se inspirassem, as coisas poderiam, certamente, melhorar muito com a união.

Bulimia _ Punk Rock


O que te impede de lutar? O que te impede de falar? Pare de se esconder. Você não é pior que ninguém. Punk Rock não é só pro seu namorado. Você sempre quis tocar, Você sempre quis andar de skate, Você que sempre quis quis quis. Você não é um enfeite! Punk Rock não é só pro seu namorado. Faça o que tiver vontade. Mostre o que você pensa. Tenha a sua personalidade. Não se esconda atrás de um homem.

Início do movimento: Nos Estados Unidos em meados dos anos 90, o termo surgiu quando Alison Wolfe, do Bratmobile, resolveu fazer um fanzine feminista chamado Riot Grrrl onde se rebelavam contra alguns dogmas intocáveis do mundo do rock: garotas não sabem tocar guitarras, bateria, ou baixo tão bem quantos os homens. Garotas em bandas empunhando guitarras e não só falando palavrões, mas mostrando sua opinião sobre assuntos polêmicos que podem educar a civilização alienada. O termo Riot Grrrl significa literalmente Garota Rebelde. Esse movimento foi constituido por garotas que faziam um rock pesado, agressivo e com atitude, elas diziam:
"NÃO IMPORTA SE VOCÊ TOCA BEM OU NÃO, O IMPORTANTE É TER ALGO A DIZER!"
Tanto que fazem músicas falando de sexo, pornografia, calçam coturnos com lingerie, e estão pouco se lixando para o que os outros pensam e sim para o que estão passando a outras garotas. O que passamos?? Que pelo fato de você ser mulher, não justifica você ser totalmente vulnerável, meiga, cor-de-rosa e robótica, você é o que quiser ser! Porque na época em que esse movimento surgiu e mesmo antes, por mais sexo, drogas e rock'n'roll que existisse no meio, a mulher era vista como uma parte que não combinava com o todo (no caso o rock), as mulheres tiveram que engolir e soltar muito sapo, pra poder mostrar que tem cérebro, atitude, vontade, e que sabe muito bem empunhar um baixo, uma guitarra, mandar ver numa bateria, e cantar e se não souber fazê-lo bem, sabe que pode subir em cima de um palco e dizer que tem algo errado e que ela vai lutar contra isso.

3 comentários:

GiLsk8 disse...

Tenho 2 pontos importantes para destacar aqui...
1 - qualquer garota que anda de skate sabe como é duro adentrar num mundo predominantemente machista, acho que o movimento riot grrrl tem tudo a ver com o skate feminino...
Meus comentários: Essa parte faz "juz" ao velho ditado falou pouco, mas falou tudo (algo assim)...seria um exemplo de atividdes consideradas para o público masculino, e as mulheres tem condições suficientes para realizar tbm, como ter uma banda só de mulheres, mulheres no skate, futebol etc... não sei se conseguiram entender mas foi mais ou menos isso...Sobre a banda Bulimia foi a banda que mais representou esse movimento Riot Grrrls no Brasil e foi uma pena mesmo a fatalidade que aconteceu que me dá pena até de pensar nisso até hoje...
2 - NÃO IMPORTA SE VOCÊ TOCA BEM OU NÃO, O IMPORTANTE É TER ALGO A DIZER!...eu tenho um ditado comigo mesmo que é bem parecido que diz assim: NÃO IMPORTA SE VOCÊ ANDA DE SKATE BEM OU NÃO, O IMPORTANTE É TER VONTADE DE ANDAR DE SKATE...muita gente diz assim vou citar um exemplo: vc chama tal pessoa pra andar e a tal pessoa fala: nem vou andar não "fulano" anda bem melhor que eu e vou passar vergonha, skate não é feito de pessoas que andam bem, o melhor é ter aquela ansiedade pra andar no dia seguinte, acordar 5hs da manhã soh pra visitar aquela pista legal na cidade vizinha, fazer vaquinha entre os amigos e comprar aquele pão com mortadela para enganar o estômago na hora do almoço caso esteja numa sessão longe de casa, fazer aquela sessão o dia inteirinho e mesmo cansado sair feliz pois o dia rendeu varias manobras e se sentir feliz em acertar a manobra que vc tanto tentava e ver os amigos vibrando junto com vc...Pra mim essa é a verdadeira Essência do skate!...Sei que não expliquei direito oq eu quis dizer mas um pouco deu pra entender...........Ah e sobre os vídeos o villa villa cola nem deu tanto trampo pra achar, mas o AKA o que eu rodei na net pra achar isso não foi brincadeira...Finalizando, valeu ae pela lembrança Anna, vc jah deve estar careca que já sou seu fã n°1 incondicional, tanto pelos seus posts quantos pela sua pessoa em si aquela verdadeira alma dentro de cada um de nós, se eu começar a falar não vai ter mais espaço aqui rs............Abração!

Skate Essência disse...

eu to totalemnte ciente que foi atraves do movimento que aprendi a me posicionar em frente a uma situação opressora por ser mulher e isso so nao no skate, como na familia, na faculdade, enfim.. mas o melhor foi que consegui destruir todo aquele estereotipo de "fragil, passiva e boneca de porcelana" que me foi ensinado..enchergar a si é o passo primordial pra poder fazer qualquer coisa! e dentre elas andar de skate! é fundamental que a garota esteja livre desses esteriotipos..we can do!!!!!
Bulimia é a banda mais foda q tem, uma pena mesmo terem ficado so no primeiro cd! ai vc quem disse tudo compaando a maxima riot: NÃO IMPORTA SE VOCÊ TOCA BEM OU NÃO, O IMPORTANTE É TER ALGO A DIZER! com NÃO IMPORTA SE VOCÊ ANDA DE SKATE BEM OU NÃO, O IMPORTANTE É TER VONTADE DE ANDAR DE SKATE é exatamente isso!!!!!!! essa é a essencia do skate e essa é a essencia do movimento pra mim também! falo tuuuuuudoooooo

Skate Essência disse...

eu sei q vc deve ter tido um trampo surreal pra achar o AKA pq eu rodei a net tbem e nao achei! ai vi na americanas pra comprar, mas o money faltou e so pude ver quando baxei no blog ^^ thaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaanks